Estudo realizado pela Organização das Nações Unidas para a Educação, Ciência e Cultura (Unesco), em 2005, revelou que cerca de 200 mil crianças e jovens de cinco capitais brasileiras, tiveram acesso as armas de fogo dentro das escolas públicas e privadas.
Nesta luta pela desvalorização das armas entre as crianças em Ribeirão Preto foi sancionada a Lei 12.667 de autoria do vereador Saulo Rodrigues, que institui o Dia do Desarmamento Infantil. A data passa a fazer parte do calendário oficial de eventos municipais, e será realizada anualmente no domingo que antecede o Dia das Crianças, 12 de outubro.
“O principal objetivo é reduzir o número de violência e tragédia entre as crianças”, justificou o parlamentar.
A lei prevê a entrega de armas de brinquedos de qualquer tipo, que incitem à violência, à exemplo: Réplicas de revólveres, pistolas, metralhadoras e espingardas, que sejam de espoleta, chumbinho, água, sonoro ou qualquer modelo semelhante à original; réplicas de facas, punhais e espadas; canivetes ou estiletes, de verdade ou de brinquedos.
A Lei propõe ainda parcerias entre o Poder Público e Empresas, para a doação de brinquedos durante a campanha. Essa é uma forma de motivar a participação das famílias e das crianças para a entrega de armas de brinquedo.
De acordo com o professor Sergio Kodato, da Faculdade de Psicologia, da USP de Ribeirão Preto, as brincadeiras têm um papel fundamental na vida das crianças. Quando realizadas com armas de brinquedo pode ocorrer influência negativamente na formação delas..
“Existem brinquedos que provocam sensação de poder entre as crianças como as armas de brinquedo que instigam a agressividade e violência”, explicou .
Assessora de Imprensa Eloize Padilha
Nenhum comentário:
Postar um comentário